× Estatística 1 Estatística 2 Matemática Financeira Logística 1 Administração Financeira Logística 2

open

Administração Financeira - Aula 5

Aula 05 - Risco e retorno

Risco e retorno

Crises recentes

  • Crise do subprime de 2008
  • Crise dos fundos de pensão
  • Crise Brasileira de 2015

Introdução

O retorno esperado dos investimentos é o principal balizador das decisões dos administradores financeiros. Os investimentos são realizados porque se tem a expectativa de obter retornos. Esses investimentos podem ser em ativos físicos ou em títulos do mercado. Interessam às finanças corporativas principalmente os investimentos em ativos físicos:

  • Aquisição de máquinas e equipamentos.
  • Instalação de novas plantas industriais.
  • Lançamento de novos produtos.
  • Entrada em novos mercados.
  • Aquisição de outras empresas.

Os retornos esperados podem variar em função de inúmeros fatores, dos quais destacamos:

  • Gerenciamento do projeto.
  • Disponibilidade de matéria-prima e mão de obra adequada.
  • Comportamento do mercado consumidor.
  • Variações na legislação do setor.
  • Políticas econômicas

O maior ou menor impacto desses fatores no sucesso do projeto determina o risco do investimento. Em outras palavras, todo investimento está sujeito a infl uências do ambiente interno e externo. Os investimentos em ativos físicos têm os seus retornos expressos em fl uxos de caixa do projeto, os quais estão sujeitos a condições de incerteza. Quando se pode quantifi car a incerteza, há situações de risco.

Risco

Possibilidade de prejuízo fi nanceiro ou, mais formalmente, a variabilidade de retorno associadoa determinado ativo.

Incerteza

É a situação de dúvida ou insegurança de se obter um resultado, sem forma de quantificar as possibilidades de ocorrência das situações positivas ou negativas.

Retorno

É o total de ganhos ou de perdas de um proprietário ou aplicador sobre investimentos anteriormente realizados.

Os tipos de risco

Como vimos anteriormente, vários são os fatores influenciando o retorno dos investimentos. Esses fatores de risco podem ser reunidos em grupos, conforme as suas características: risco do negócio, risco fi nanceiro e risco país. Existem outros riscos que diversos autores discutem, por exemplo, os riscos do empreendimento são sempre objeto de estudo na análise de orçamento de capital.

O risco do empreendimento está relacionado a escolhas administrativas da gerência da empresa, algumas das quais estão mencionadas no Quadro a seguir:

Área da empresa Tipo de escolha
Administração da produção Fornecedores, matérias-primas, processos produtivos,
Marketing equipamentos utilizados.
Recursos Humanos Estratégias de mercado, posicionamento de produto, esco-
Logística lhas de canal de distribuição.
Finanças Escolha da gerência e do pessoal operacional, treinamento

Várias decisões da empresa em relação à forma de conduzir o investimento podem interferir nos resultados, por exemplo: a empresa pode escolher vender o produto por meio da Internet e encontrar difi culdades com os sistemas de entrega, diminuindo com isso o volume de vendas projetado. Outro exemplo: a empresa pode aproveitar os incentivos fi scais para se localizar em determinado município e depois não encontrar equipe de funcionários adequada no local, sendo obrigada a trazer executivos e técnicos de outras cidades, pagando salários e benefícios mais elevados, acima do orçamento inicial de mão de obra.

Os riscos do empreendimento podem também ser positivos, por exemplo, a empresa investe em um novo processo produtivo e descobre formas de aproveitar os resíduos industriais comercialmente, gerando receita não esperada a princípio. Quanto às decisões de fi nanciamento do projeto, os riscos a elas associados são os riscos financeiros.

Risco do negócio ou risco econômico

Os riscos do negócio estão relacionados às atividades da empresa, mas afetam todas as empresas do ramo, concorrentes diretos e próximos. Esses riscos são também conhecidos como riscos econômicos. Alguns exemplos são mostrados no quadro abaixo:

Risco Exemplo
Retração da demanda do produto Produtos de moda
Escassez de matéria-prima Quebra de safra
Concorrência de produtos importados Automóveis de luxo
Obsolescência tecnológica Transmissão de mensagens por pagers
Impacto das ondas de fusões e aquisições Supermercados

No Brasil, os riscos do negócio são grandes. Segmentos inteiros da atividade econômica são atingidos pelas características do negócio. Por exemplo:

  • A onda de violência na cidade do Rio de Janeiro diminuiu o fl uxo de turistas estrangeiros para a cidade, considerada uma das mais belas do mundo. Isso impactou todo o setor hoteleiro, reduzindo consideravelmente a taxa de ocupação dos hotéis, acarretando também redução nos preços praticados.
  • As redes regionais de supermercados têm sido sistematicamente ameaçadas por grandes redes varejistas nacionais e estrangeiras. O negócio tornou-se extremamente concorrencial, acarretando quebra de algumas redes e incorporação de outras pelas maiores.
  • A reduzida oferta de empregos em muitas cidades brasileiras e o baixo nível salarial têm levado muitas pessoas a abrir seu próprio negócio. Os salões de estética, as locadoras de vídeo e as confecções são exemplos: a cada dia abre novo salão, nova locadora ou nova confecção em uma nova esquina, aumentando a concorrência, e por consequência, diminuindo os preços praticados.

Risco financeiro

O risco financeiro está relacionado às fontes de recursos utilizadas pela empresa para viabilizar seu negócio. Essas fontes de recursos, ditas fontes de fi nanciamento, normalmente são remuneradas a partir de taxas de juros. A variação dessas taxas de juros, positivas ou negativas, caracterizam o risco fi nanceiro. Um negócio pode ser interessante do ponto de vista econômico, ter boas perspectivas de crescimento, mas pode ter sido viabilizado com recursos captados a taxas de juros excessivamente altas, por exemplo, uma emissão de debêntures que prometia prêmios de juros muito acima das médias praticadas no mercado. Nessa situação existe a possibilidade de a empresa não conseguir honrar o pagamento das debêntures, por mais que tenha gerado resultados positivos de lucro e de caixa.

Risco país

As leis do país e as condições de estabilidade econômica e infl acionária causam variabilidade nos retornos esperados, na medida em que podem mudar as condições de fi nanciamento do investimento e do capital de giro da atividade, alterar a carga fi scal do empreendimento, aumentar ou diminuir a renda disponível da população. Outro exemplo é a gestão política de tarifas públicas dos serviços concessionados à iniciativa privada.

In [ ]:
 
In [ ]: